Procedimentos de Exames

Acondicionamento e Envio de Exames

Exame Citológico – as lâminas após adequada fixação devem ser identificadas com o nome do doente e colocadas no porta-lâminas para acondicionar o transporte.

Exame Citológico por Camada Fina – os frascos necessários para a realização deste tipo de exame, são fornecidos pelo laboratório e contêm um fixador próprio para a preservação das células. O material de colheita deve ser colocado rapidamente dentro do líquido. Nota: não misturar outros líquidos. Estes frascos não servem para fixação de biópsias.

Exame Histológico – as biópsias e peças cirúrgicas após a colheita, devem ser colocadas imediatamente em formol a 10% em recipientes devidamente identificados e fechados.

Nota: É obrigatório que todos os exames sejam acompanhados da respetiva prescrição médica e do termo de responsabilidade no caso dos convencionados.

Resultados dos Exames

Citologias e Biópsias –  2 a 3 dias úteis

Peças cirúrgicas – 3 a 4 dias úteis

Casos urgentes – 1 a 2 dias úteis

Nota: Os tempos de resposta são dependentes de um conjunto de circunstâncias, das quais se destacam, entre outras, a disponibilidade e adequação dos recursos humanos, os tempos de processamento laboratorial, a complexidade dos espécimes e/ou lesões analisadas, a necessidade de exames auxiliares de diagnósticos (e.g., imunocitoquímica, histoquímica) e requerimentos especiais de condições de fixação e pós-fixação (e.g., descalcificação).

Confidencialidade dos Exames

Os resultados são entregues em envelope fechado em mão ou enviados para a morada indicada caso seja solicitado. Como política do laboratório é totalmente proibido a divulgação do resultado por telefone.